
O Lar da Criança Frei Leopoldo é uma entidade não governamental sem fins lucrativos que desenvolve trabalho de natureza social e educativo junto às crianças e adolescentes e seus familiares, mantendo-se através de contribuições, doações de pessoas físicas e empresas privadas e convênio junto a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
A organização possui o reconhecimento de diversos órgãos, obtendo a maioria das titularidades pertinentes enquanto organização idônea: COMAS/SP 311/2002 CMDCA nº 927/2002; COFRAS 5370; Utilidade Pública Estadual, Municipal e Federal.
Hoje o Lar da Criança Frei Leopoldo possui dois serviços de atendimento a crianças e adolescentes, sendo eles:
• SAICAS - Serviço de Acolhimento a Crianças
• CCA - Centro para Crianças e Adolescentes
Os SAICAS – Serviço de Acolhimento Institucional Lar da Criança Frei Leopoldo, acolhe crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses que tiveram seus direitos violados, vítimas de maus tratos, negligência, abandono, dentre outras situações, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude ou pelo Conselho Tutelar. O SAICA disponibiliza apoio material e emocional para que tenham desenvolvimento psíquico compatível com suas faixas etárias, sendo encaminhados para atendimento médico em todas as especialidades necessárias, tanto em hospitais como em Postos de Saúde do bairro. Recebem, ainda, assistência odontológica e psicológica, além de ser proporcionado momentos de lazer, dentro e fora da instituição.
As crianças e adolescentes atendidos são encaminhados efetivamente às escolas da rede pública de ensino, pertencentes à área de abrangência do serviço, participando também das atividades que são disponibilizadas, ou na rede socioassistencial articulada, tendo por objetivo a construção de seus projetos de vida e o afastamento da situação de vulnerabilidade.
O CCA - Centro para crianças e adolescentes, atende e desenvolve atividades com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses, tendo por foco a constituição de espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. Deve atender crianças e adolescentes com deficiência, retiradas do trabalho infantil e/ou submetidas a outras violações de direitos, com atividades que contribuam para ressignificar vivências de isolamento, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e prevenção de situações de risco social.
É diante deste panorama que o Lar da Criança Frei Leopoldo procura contribuir para que as Leis Protetivas da Criança e do Adolescente sejam respeitadas como medidas que preservem os direitos da criança e do adolescente ao convívio familiar e comunitário.
Nesse momento estamos em fase de acabamento de um novo espaço para que o SAICA seja transferido, no atual imóvel temos o desejo de implantar um CEI para atendimento da comunidade local, e portanto necessitamos de parceiros que contribuam com nossos projetos.
